segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hoje é Dia "D" no Mãe Coruja é Assim!

Voltando a homenagear nossas datas comemorativas, passada a homenagem somente às Mamães de Plantão, mais que merecida diga-se de passagem, hoje trago o que vamos comemorar todos os anos neste dia e explicar um pouco de cada um para vocês! Vamos acompanhar?

Hoje é dia do Automóvel:


Porque dia 13 de Maio é o Dia do Automóvel? Por um motivo bem simples: No dia 13 de Maio de 1958, foi produzido no Brasil o primeiro carro de passeio, o Belcar, pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag), que também utilizava um motor cujo bloco trazia a brasileira Sofunge como responsável pelo intento. Sabemos que houveram veículos fabricados antes desta data, mas estes não eram classificados como “de passeio” e sim como “utilitários” como foram com o DKW Universal e o Jeep Willys, em 1956, a Kombi em 1957, etc…Inclusive, a Vemag como fábrica brasileira de automóveis posteriormente produziu, sob licença, os veículos da fábrica alemã DKW, ou “decavê”, que foi ao lado do fusca o carro mais popular do início dos anos 1960.A história do automóvel, no Brasil, apresenta algumas curiosidades e momentos pitorescos. Em 1893, as pessoas se comprimiam na rua Direita, em São Paulo, para ver de perto Henrique Santos Dumont, irmão do Pai da Aviação, “pilotando” seu carro aberto, movido a a vapor. Em 1897, no Rio de Janeiro, o povo se surpreendeu com o primeiro automóvel da cidade, cujo dono era José do Patrocínio, o famoso Tigre da Abolição, que dirigia seu veículo a vapor importado da França. Em 1956, Juscelino Kubitschek implantou a indústria automotiva no Brasil, mediante a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), fato que concorreu para o desenvolvimento industrial do país e crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes. O fato é que os carros são uma paixão nacional, eles circulam pelas ruas e habitam o pensamento de praticamente 10 entre 10 habitantes do Brasil. Aliás, quase esqueci de desejar a você um: Feliz dia do Automóvel!

Hoje é dia da Fraternidade Brasileira:

Expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem, a fraternidade é a afirmação de que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
É um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o trio que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. Vale lembrar que dos três foi o único que não esteve no lema Iluminista que era "Liberdade, Igualdade e Progresso".


Dia da Abolição da Escravatura:



Super auto explicativo não é mesmo Corujetes, dia em que a escravidão no Brasil foi abolida pela princesa regente Isabel que sancionou a Lei Áurea. 

Dia do Zootecnista:



No dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, era criado o primeiro curso de Zootecnia no país. Desde criança ouvimos falar que o Brasil "é um país agrícola" ou "é o celeiro do mundo" ou ainda "é o país do futuro".
O profissional de zootecnia trabalha em todas as etapas do sistema de produção animal: alimentação, atividades de melhoramento genético, reprodução, controle da qualidade do produto final – carne, leite, ovos e seus derivados. Também realiza pesquisas de nutrição e alimentação, acompanhando a fabricação e o controle da qualidade de rações, vitaminas e produtos de higiene e saúde para o animal. A atuação profissional do zootecnista é regulada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Espero que tenha esclarecido algo, e parabéns aos profissionais do dia!

Beijos,












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião? Diga o que achou!